29.7.06

Rolinho Primavera com Recheio de Confit de Canard


(Ilustração)

by Chef Jun Sakamoto
"Aproveitamos o rolinho (harumaki) e demos um toque ocidental, trocando o recheio original por confit de canard refogado com shimeji e servimos com mouseline de batatas aromatizado com azeite de gengibre. No lugar do tradicional molho de ketchup, optamos por um molho de vinho do porto."

Ingredientes
10 folhas de harumaki

Para o recheio
1/4 de acelga
2 cenouras pequenas
1/2 maço de nirá
2 colheres (chá) de sal
40 ml de saquê seco
40 ml de azeite extra virgem
25 ml shoyu
2 gotas de óleo de gergelim

Confit de coxa de pato
1 kg de coxa de pato
1 ramo de tomilho
1 ramo de alecrim
1 ramo de sálvia
3 dentes de alho socados
1/4 de maçã
150 g de sal grosso
2 tabletes de 250 g de gordura vegetal

Preparo
Salgar a coxa de um dia para o outro na geladeira. Retirar o excesso com as mãos, derreter a gordura e acrescentar todos os ingredientes. Cozinhar por uma hora e meia em fogo baixo. Resfriar apenas as coxas de pato, esfriar e desossar.

Preparo do recheio
Picar a acelga, a cenoura e o nirá e refogá-los. Acrescentar o sal, o saquê, o azeite, o shoyu e as gotas de óleo de gergelim. Adicionar o confit de pato* já picado e misturar bem com as mãos.

Molho de Vinho do Porto
Ingredientes
1/4 de garrafa de Vinho do Porto de boa qualidade
1 copo de vinho tinto Cabernet Sauvignon
1/4 de cebola cortada em cubos
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de açúcar

Preparo do molho
Clarificar a manteiga. Acrescentar os vinhos, a cebola e o açúcar e esquentar até ferver. Baixar o fogo e cozinhar o molho por 15 minutos.

Finalização
Embalar os recheios nas folhas e fritar por 5 minutos em óleo abundante a uma temperatura 80 graus. Dispor os harumakis cortados na diagonal, formando um círculo num prato, e cobri-los com o molho.

25.7.06

Capuccino



400 g de leite integral em pó
200 g de chocolate em pó
200 g de açúcar (talvez menos)
50 g de café solúvel (moído no liquidificador)
1 colher (sopa) bem cheia de bicarbonato de sódio.

Misture bem, guarde em latas. Rende muito
É só misturar na água quente com três colheres de sopa por caneca.
Vai do seu gosto.

Receita que vem de A Cavaqueira.

24.7.06

Pernil de Cordeiro ao Forno / 7 Horas


by Basílico

1 pernil de cordeiro de aproximadamente 1,8 kg
8 dentes de alho descascados e cortados ao meio
2 cenouras grandes
2 cebolas
1 talo de alho-poró
1 talo de salsão
2 col. (sopa) de folhas de tomilho
2 ramos de alecrim, separadas as folhas
2 folhas de louro
6 xíc. (chá) de vinho branco seco
azeite, sal e pimenta-do-reino

Preparo:
Aqueça o forno a 220ºC (forno quente) por 10 minutos. Regue o fundo de uma assadeira com azeite e sobre ele coloque a cenoura, a cebola, o alho-poró, o salsão cortados em fatias grossas e os dentes de alho. Coloque o pernil sobre os legumes e leve ao forno por 10 minutos.
Retire a assadeira do forno, tempere a carne com sal, pimenta, tomilho, alecrim, louro, regue com mais azeite e volte ao forno por mais 15 minutos.
Retire a assadeira novamente do forno, vire os legumes e o pernil, regue tudo com o vinho e cubra com papel-alumínio. Volte ao forno, abaixando a temperatura para 160º (forno médio/baixo). Deixe o pernil no forno até que a carne esteja muito macia, se desmanchando e soltando dos ossos, regando, de vez em quando, com o caldo da assadeira ou água se necessário.
Ao final do tempo, retire o pernil da assadeira, colocando-o sobre a travessa de servir. Descarte o excedente de gordura da assadeira. Se necessário, adicione um pouco de água à assadeira para soltar o que a ela estiver colado. Passe o caldo da assadeira e os legumes pela peneira, pressionando bem. Acerte o sal, pimenta e terá o molho. Sirva o pernil de cordeiro, inteiro ou em pedaços, com o molho ao redor.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 4h

22.7.06

Confit de Canard



Ingredientes
4 coxas e sobrecoxas de pato (cerca de 1/2 kg no total)
8 colheres (chá) de sal grosso
Tomilho
Alecrim
Sálvia
Pimenta-branca moída
10 bagas de Zimbro amassadas
2 dentes de alho descascados e amassados
300 g de gordura de pato
1/2 quilo de banha de porco
(Ou 1 kg de banha de porco se não tiver a gordura de pato)

Modo de Preparo:
Lave as coxas e as sobrecoxas do pato, retire as aparas, seque com toalha de papel e coloque-as numa assadeira. Espalhe o sal grosso, as bagas de zimbro, o tomilho, o alecrim, a sálvia e o alho, cubra a assadeira com papel-alumínio e deixe descansar de um dia para outro na geladeira. Na pior das hipóteses deixe lá por umas 3 horas.
Em seguida, leve ao fogo uma panela grande com a gordura de pato por 3 minutos, ou até aquecer. Disponha as coxas e as sobrecoxas, com os temperos e deixe cozinhar em fogo bem brando por 3 a 4 horas ou até que a carne comece a se separar dos ossos.
Retire do fogo.
Assim que amornar, tampe a panela e deixe descansar na geladeira por 3 dias.
Quando for usar o confit, retire o pato da gordura, coloque numa assadeira e leve ao forno por 15 a 30 minutos, ou até a pele ficar dourada e crocante e a carne macia. Retire do forno e sirva.

18.7.06

Semifreddo de Frutas Secas


by Basílico

Ingredientes
¼ xíc. (chá) de nozes ou avelãs (se avelãs, leve ao forno para dourar e soltar a pele, esfregue com pano e retire a pele)
¼ xíc. (chá) de amêndoas sem pele e ligeiramente douradas no forno
¼ xíc. (chá) de damascos secos
¼ xíc. (chá) de passas claras
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco gelado
2 col. (sopa) de licor de laranja
½ xíc. (chá) de açúcar
4 ovos médios

Preparo
Na batedeira, bata o creme de leite em chantilly, até que fique bem cremoso. No processador, triture (deixando pedaços miúdos) as nozes ou avelãs, as amêndoas, os damascos e as passas. Com delicadeza, junte a mistura ao chantilly e reserve na geladeira.
Leve ao fogo uma panela com água para o banho-maria. Separe as claras das gemas, colocando-as em 2 tigelas diferentes e reservando as claras para o merengue. Junte o licor de laranja e o açúcar às gemas e misture com um batedor de arame.
Posicione a tigela com as gemas sobre a panela do banho-maria, controlando a água (que não deve ferver). Bata, com o batedor de arame, até obter um creme fofo, volumoso e amarelo-claro (aproximadamente 5 minutos). Retire a tigela do calor e continue batendo para ajudar a esfriar um pouco. Reserve.
Bata as claras em neve e, com delicadeza, incorpore o merengue ao creme de gemas, juntando a seguir o chantilly com as frutas. Despeje o doce em uma fôrma de bolo inglês de 25 cm (ou forminhas individuais) e leve ao freezer por 6 horas para firmar. Na hora de servir, desenforme e corte em fatias. Se desejar, sirva com um coulis de frutas vermelhas ou de damasco ao redor.

Rendimento: 6 porções

11.7.06

Confit de Perdiz



by Basílico

2 perdizes inteiras
2 col. (sopa) de sal grosso
8 ramos de tomilho
4 dentes de alho inteiros e com a casca
1 folha de louro
500 g de gordura vegetal hidrogenada cortada em cubos

Preparo:
Prepare o confit (com 1 semana de antecedência ou, pelo menos, de véspera): com uma faca afiada, abra as perdizes ao meio (pelas costas) e corte-as em 4 partes (separando metade do peito e coxas). Coloque os pedaços de perdiz, o sal grosso e 4 ramos de tomilho em uma tigela, misture bem e deixe descansar, na geladeira, por 3 horas.
Ao final do tempo, lave os pedaços de perdiz com água e seque bem. Em uma panela média, coloque os pedaços de perdiz, a gordura, os dentes de alho, a folha de louro, os ramos de tomilho restantes e leve ao fogo. Cozinhe no fogo (o mais baixo possível) por aproximadamente 2 horas, até que a carne esteja muito macia, desmanchando.
Retire os pedaços de perdiz da gordura e separe a carne dos ossos assim que possível (se o confit for preparado com antecedência – o que é melhor, pois ressalta o sabor – e a carne estiver macia, retire os pedaços de perdiz da gordura e deixe que escorram sobre uma grade para esfriar. A seguir, coloque os pedaços em um vidro grande e cubra com a gordura de cozimento passada em peneira. Guarde na geladeira até o momento de utilizar). Reserve os dentes de alho (deixe 1 dente para a finalização do recheio e os demais para decorar).

Finalização:
2 col. (sopa) da gordura do confit
20 g de manteiga
1 cebola picada
1 dente de alho do confit espremido
½ xíc (chá) de uvas passas claras
¼ xíc. (chá) de vinho do Porto
½ xíc. (chá) de amêndoas em lascas douradas (seca em frigideira ou no forno)
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco
4 ramos de tomilho
Em uma panela média, aqueça a gordura do confit e a manteiga. Junte a cebola e, assim que começar a dourar, adicione o alho. Assim que o alho soltar perfume, acrescente as passas e a carne de perdiz. Assim que aquecer, junte o vinho do Porto e deixe ferver. Adicione o creme de leite e deixe ferver até engrossar. Acerte o sal, a pimenta e junte as folhinhas do tomilho. Retire do fogo e deixe esfriar. Na hora de utilizar o recheio, junte as amêndoas.

9.7.06

Profiteroles com Calda de Chocolate



by Basílico

Ingredientes
Bombinhas
¾ xíc. (chá) de água
100 g de manteiga cortada em cubinhos
1 col. (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
4 ovos

Cobertura de chocolate
200 g de chocolate meio amargo ou ao leite
2 col. (sopa) de glicose de milho (Karo)
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco

Recheio
500 g de sorvete de creme, aproximadamente
Beth Porto



Preparo

Aqueça o forno a 200ºC (quente), unte uma assadeira com manteiga e reserve. Leve ao fogo a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Assim que ferver, junte a farinha de uma só vez e, ainda no fogo, mexa sem parar até que a farinha esteja totalmente incorporada e a massa forme uma bola que solte da panela. Retire do fogo e coloque a massa na batedeira. Sempre batendo, adicione os ovos, 1 a 1, até obter uma massa lisa e brilhante (o último ovo deve ser acrescentado aos poucos, de acordo com o ponto da massa: se passarmos o dedo nela, ficará a marca). Com o auxílio de um saco de confeitar, prepare as bombinhas, pingando bolinhas de aproximadamente 2 cm de diâmetro em uma assadeira. Leve ao forno.
Enquanto as bombinhas assam, prepare a calda. Coloque o chocolate em uma tigela seca e reserve. Leve o creme de leite ao fogo em uma panela pequena. Assim que ferver, junte a glicose, misture, retire do fogo e despeje sobre o chocolate. Misture até obter um creme liso. Deixe amornar (a calda pode ser preparada com 3 dias de antecedência e guardada na geladeira).
Retire a assadeira do forno quando as bombinhas estiverem bem douradas e crescidas. Coloque-as sobre uma grade para esfriar. Assim que estiverem frias, corte uma tampa em cada bombinha e recheie com sorvete (aproximadamente 2 colheres de chá por bombinha). Leve as bombinhas já recheadas ao freezer para que o sorvete firme novamente (esta etapa pode ser preparada com 3 dias de antecedência).
No momento de servir, aqueça a calda de chocolate. Disponha as bombinhas sobre um prato, regue com a calda e sirva imediatamente.

Rendimento: 10 porções

6.7.06

Patê de Cogumelos



by Basílico

Ingredientes
1 col. (sopa) de óleo
2 col. (sopa) de cebola picada
1 dente de alho amassado
¼ xíc. (chá) de vinho branco
500 g de cogumelos fatiados finamente
1 col. (chá) de tomilho picado
¾ xíc. (chá) de cream cheese ou ricota
sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Preparo
Refogue a cebola no óleo até que fique macia. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte os cogumelos e refogue até que eles comecem a soltar líquido. Coloque o vinho, o tomilho e uma pitada de sal.
Reduza o fogo e cozinhe até que o líquido evapore totalmente. Deixe esfriar.
Coloque o queijo no processador juntamente com a mistura de cogumelos e a pimenta-do-reino. Processe até formar uma pasta homogênea. Enrole a pasta em papel-filme, amarrando as pontas como uma lingüiça, e refrigere por pelo menos 1 hora. Remova o papel-filme e disponha o patê num prato. Sirva com biscoitos para patê.

Dica: Se quiser, coloque a pasta em ramekins (fôrma individual refratária, usada para assar suflês) e refrigere.

5.7.06

Sopa Cremosa de Champignons



by Basílico

Ingredientes
25 g de manteiga
1 cebola picada
1 kg de champignons (ou cogumelos variados) em fatias
1 litro de leite
1 bouquet garni (amarrado de ervas feito com 1 folha de louro, ramos de salsinha e tomilho)
sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Preparo
Em uma panela grande, aqueça a manteiga e junte a cebola. Assim que a cebola começar a dourar, acrescente os cogumelos, 1 colher (chá) de sal e o bouquet garni. Misture e abaixe o fogo. Quando os cogumelos estiverem murchos e soltando bastante água, adicione o leite.
Cozinhe até que os cogumelos estejam macios (aproximadamente 15 minutos mais). Retire do fogo, descarte o bouquet garni e passe a sopa pelo liquidificador (se desejar um creme mais liso, passe pela peneira). Volte a sopa ao fogo e, assim que ferver, acerte o sal e a pimenta (se a sopa estiver muito espessa, adicione água até atingir a consistência desejada). Sirva a sopa a seguir, acompanhada de croûtons, cubinhos de bacon bem torradinhos ou ciboulette picada.

4.7.06

File de Salmão com Presunto Cru, Lentilhas, Ervas, Espinafre e Iogurte


by Jamie Oliver

Para 4 pessoas

Ingredientes
- 250 g. de lentilhas
- 4 filés de salmão de 220 g., descamados e sem espinhas
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 8 fatias de presunto cru
- óleo de oliva
- suco de 1 limão
- 2 bons punhados de ervas diversas (salsa, manjericão, hortelã), picadas
- 3 punhados grandes de espinafre picado
- 200 ml de iogurte natural

Modo de fazer
Preaqueça o forno à temperatura de 220ºC. Coloque as lentilhas em uma panela, cubra com água, leve à fervura e cozinhe em fogo brando até ficarem tenras. Tempere os filés de salmão com um pouco de pimenta antes de embrulhá-los com as fatias de presunto. Deixe um pouco da carne exposta. Regue com óleo de oliva e asse no forno por aproximadamente 10 minutos ou até que o presunto fique dourado. Sinta-se à vontade para cozinhar o salmão por menos tempo se você preferir mais rosado. Escorra a maior parte da água das lentilhas e tempere cuidadosamente com sal, pimenta, suco de limão e 4 generosos fios de óleo oliva. Um pouco antes de servir, misture as ervas e o espinafre com as lentilhas em uma temperatura alta, até que fiquem murchos. Coloque as lentilhas com o salmão em um prato e finalize com iogurte levemente temperado.

3.7.06

Fudge de Chocolate e Nozes


(para 4 pessoas)

Massa:
1 e 1/2 xícara (chá) de nozes
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga amolecida

Recheio:
180 g de chocolate amargo picado
5 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (café) de extrato de baunilha
3 gemas
2 ovos
1/4 xícara (chá) de açúcar sorvete de creme

Acenda o forno em temperatura baixa (180o C). Unte com manteiga e enfarinhe uma fôrma de torta de aro removível com 20 cm de diâmetro. Massa: leve as nozes e o açúcar ao processador (ou ao liquidificador) e pulse até que as nozes estejam picadas grosseiramente. Coloque em uma tigela, adicione a manteiga e misture. Reserve um pouco da massa e espalhe o restante uniformemente no fundo da fôrma. Faça o recheio: coloque o chocolate em uma tigela e aqueça em banho-maria. Junte a manteiga e a baunilha. Reserve. Bata as gemas e os ovos até que clareiem. Vá adicionando o açúcar aos poucos e bata por 2 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate derretido. Coloque metade deste recheio na fôrma preparada e esfarele a massa reservada por cima. Cubra com o restante do recheio. Asse por 40 minutos aproximadamente ou até que um palito enfiado no centro saia quase seco. No ponto certo, a torta deve estar firme.
Sirva com sorvete de creme.